terça-feira, 4 de outubro de 2011

Diocese Missioneira no espírito da 35ª Romaria da Terra

Foto de Germano Schüür
No compromisso de sediar a 35ª Romaria da Terra, a Diocese de Santo Ângelo, a igreja missioneirajá vem desde o ano passado se preparando e mobilizando paróquias, comunidades, municípios, sindicatos e diversas entidades, organizações sociais e movimentos populares para viver intensamente o espírito da Romaria e bem acolher os romeiros e romeiras.
O bispo diocesano, Dom José Clemente Weber, já registrou sua acolhida, que está no jornal da CPT-RS e reproduzida aqui no blog:

BEM-VINDOS E BEM-VINDAS À DIOCESE DE SANTO ÂNGELO
A Diocese de Santo Ângelo, no ano de celebração de seu Jubileu de Ouro, acolhe a realização da 35ª Romaria da Terra. Será uma ocasião marcante de reunir o Povo de Deus do chão sagrado desse Rio Grande de São Pedro para celebrar sua fé e seu trabalho na terra.
Ao sediar pela quarta vez a Romaria da Terra a Diocese missioneira quer expressar vivamente seu comprometimento firme e vigoroso com essa iniciativa das Igrejas do RS. A caminhada de preparação, a disposição de acolhida aos romeiros, os esforços na realização da Romaria constituem expressivos jeitos de participação do Povo de Deus de nossa Diocese jubilar.
A 35ª Romaria da Terra convoca-nos a um esforço de reflexão sobre questões fundamentais que afetam a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras da terra. O lema escolhido – Agricultura familiar camponesa: vida com saúde – faz um anúncio claro da temática em jogo.
Tomar consciência das dificuldades enfrentadas por quem trabalha na agricultura familiar; celebrar as conquistas e os projetos representados por essa iniciativa popular; assumir o compromisso de fortalecer essa perspectiva de vida; sinalizar tais projetos como caminhos de vida com saúde constituem propósitos da celebração da 35ª Romaria da Terra.
Que a participação nessa marcante celebração represente um significativo reforço na luta por uma sustentável agricultura familiar camponesa, revigore as nossas disposições na caminhada de libertação de todas as opressões, agregue consistência aos projetos de caráter popular para assegurar vida com saúde a todo o povo.
Que o Deus da paz seja conosco nessa travessia.
D. José Clemente Weber
Bispo diocesano

Vista Aérea Matriz Ascensão do Senhor - Santo Cristo/RS
Da mesma forma, o padre Eugênio João Hartmann, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, que vai sediar 35ª Romaria da Terra, também acolhe romeiros e romeiras e mobiliza suas comunidades para preparar a Romaria que acontecerá em Santo Cristo no dia 21 de fevereiro de 2012. Confira a mensagem de acolhida publicada no jornal da CPT.

Paróquia Ascensão do Senhor se alegra em acolher a 35ª Romaria da Terra
A Paróquia Ascensão do Senhor, formada por 40 comunidades (33 rurais e 7 urbanas), sente-se agraciada em acolher os romeiros da Terra das Dioceses de nosso Estado, no dia do Carnaval de 2012. E prepara, com muita dedicação, o espaço de encontro, celebração e convívio fraterno das pessoas comprometidas com essa causa.
O povo de nossa região constituiu sua história com a força da fé e com a marca da solidariedade. O município de Santo Cristo representa um expressivo exemplo dessa tradição. Enraizada nessa história, a Paróquia Ascensão do Senhor, ao completar 90 anos de fundação, manifesta sua contribuição nessa caminhada: organiza comunidades de fé, apoia iniciativas populares em defesa da vida e incentiva o fortalecimento da agricultura familiar.
Em tempo recente, nosso povo foi atingido por situações difíceis. Fortes intempéries climáticas provocaram significativos estragos em vários lugares do município. No final de semana do carnaval de 2011, famílias da comunidade de Linha Salto sofreram duro golpe com trágico acidente que ceifou a vida de mais de duas dezenas de pessoas. Nessas oportunidades novamente a fé e a solidariedade de nosso povo fizeram valer sua força a tais gestos são sinais a apontar para o grande abraço de homens e mulheres que buscam na união e na cooperação a esperança de melhores dias no campo e na cidade.
Queremos contribuir para que a 35ª Romaria da Terra se torne um espaço onde as comunidades do Rio Grande do Sul possam tornar públicos os seus sofrimentos, suas necessidades, seus sonhos e esperanças, guiados pelo espírito de Deus, em busca de alternativas que tornem a terra respeitada e amada.
Sejam bem-vindos irmãos e irmãs romeiros e romeiras!
Pe. Eugênio João Hartmann - Pároco

Um comentário:

  1. Gostaria que citassem o crédito de minha foto no alto desta postagem. Ela tem Copyright e o nome do autor é Germano Schüür. Caso contrário, gostaria que a removessem.
    Germano Schüür

    ResponderExcluir