terça-feira, 15 de novembro de 2011

Índios no Congresso Nacional da Cáritas Brasileira.

por Maurício Queiroz*
Tivemos a oportunidade de participar no dia 11/11/2011 no Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, que aconteceu de 09 a 12/11 em Passo Fundo-RS. Havia mais de 350 participantes vindos de todo o Brasil. Quero dar destaque à participação dos índios das etnias Kaigang e Pataxó Hã Hã Hãe. Antônio Vicente é da etnia Kaigang aqui do RS e está na luta pelos direitos dos povos indígenas do RS e SC e Marilene conhecida por Iaranaú na sua língua, Iaranaú é da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe da Bahia, ela é irmã de Galdino Pataxó, que foi covardemente queimado vivo em Brasília no dia 20 de abril de 1997 quando dormia em uma calçada, os criminosos eram 5 jovens de família rica de Brasília. Iaranaú é da Coordenação das mulheres indígenas de sua aldeia, organização que recebeu o prêmio Odair Firmino de Solidariedade.
Fomos para o lançamento do vídeo “Sementes Crioulas: Cultivando a Biodiversidade Para as Futuras Gerações” produzido pela Cáritas Brasileira Regional do RS e pela Rede de Sementes Crioulas. O vídeo enfoca a importância das sementes crioulas, dos bancos de sementes crioulas e a necessidade de construção de um novo modelo de produção com base nos princípios ecológicos e nas sementes crioulas ao mesmo tempo que denuncia o modelo do agronegócio e das sementes transgênicas.
O congresso foi espaço de divulgação dos trabalhos com sementes crioulas desenvolvido em todo o Brasil, e claro, não podia faltar as sementes crioulas do Banco de Sementes Crioulas da CPT Diocese de Santa Cruz do Sul.
*Maurício Queiroz é Técnico Agrícola, estudante de Biologia, agente da CPT na Diocese de Santa Cruz do Sul e membro da coordenação colegiada da CPT-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário