sábado, 25 de fevereiro de 2012

Diocese Jubilar acolheu a 35ª Romaria da Terra


Dom Guilherme Werlang, Presidente da Comissão
de Justiça e Paz da CNBB foi o pregador da Romaria
Enviado por Milton Gerhardt*
As Romarias da Terra organizadas pela Comissão Pastoral da Terra são hoje uma voz profética na Sociedade e se constituem como evento já tradicional no calendário religioso do RS.
A comunidade de Bom Princípio Baixo, com expressiva experiência de práticas de agricultura familiar, preparou esse grande acontecimento. O dia 21 de fevereiro de 2012 ficará marcado na memória do povo dessa comunidade.
Pela 4ª vez a Diocese de Santo Ângelo sediou a realização da Romaria da Terra. Dessa vez como evento integrante das celebrações do Jubileu de Ouro da Diocese.
O debate de questões importantes da agricultura familiar foi um dos propósitos da Romaria. A denúncia dos sistemas de produção baseados no uso intensivo de agrotóxicos; o alerta sobre os projetos de construção das grandes barragens; a proposição de alternativas de práticas agrícolas baseadas na sustentabilidade; a proclamação das conquistas do movimento popular, foram aspectos marcantes dessa celebração.
A vibrante acolhida aos romeiros, a caminhada de fé, de testemunho com quadros temáticos, a solene celebração eucarística, o almoço partilhado, a convivência fraterna e apresentações artístico-culturais ajudaram a renovar a fé e o entusiasmo dos romeiros vindos de tantos recantos do Estado.
O pregador da Romaria foi D. Guilherme Werlang, bispo presidente da Comissão de Justiça e Paz da CNBB. Em sua homilia destacou a importância da luta de todas as entidades populares na defesa da agricultura familiar e de sistemas de produção pautados pelo cuidado com a mãe terra.
A presença de lideranças religiosas, 9 bispos, várias dezenas de padres, pastores de Igrejas cristãs, lideranças políticas e autoridades, representantes de várias entidades sindicais e movimentos populares fortaleceu o ânimo dos participantes e aprofundou as relações de parceria na luta por uma sociedade mais justa e fraterna para todos.
Também esteve presente e saudou os romeiros, o governador do Estado, Tarso Genro.
Desde o fim da tarde de domingo, dia 19, cerca de uma centena de jovens participou do acampamento da juventude. Jovens vindos de várias partes do RS refletiram, rezaram e participaram, com pessoas voluntárias, dos trabalhos de organização do local da Romaria.
Mais uma vez a Romaria da Terra cumpriu com suas finalidades:
- representa um espaço importante para o exercício de participação das pessoas da comunidade que a acolhe e organiza;
- significa um sinal profético para a sociedade ao refletir temas importantes;
- constitui uma oportunidade de celebração e missão do povo de Deus, fiéis das Igrejas comprometidas com sua realização;
- constrói a aliança dos pobres e pequenos em sua luta pela vida.

*Milton Gerhardt é Coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Santo Ângelo e membro da Coordenação Colegiada da CPT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário