segunda-feira, 18 de junho de 2012

12º Encontro de Sementes Crioulas: Sementes Crioulas “Patrimônio dos Povos”


Aconteceu no dia 13 de junho de 2012 em Vale do Sol-RS, o 12ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas. O encontro que é organizado todos os anos pela CPT Diocesana em municípios diferentes, reuniu mais de 450 participantes de vários municípios da região, sendo a maioria pequenos agricultores(as) e jovens da roça envolvidos na preservação e multiplicação de sementes crioulas, além de grupos de produção ecológica. 
O encontro contou com uma profunda espiritualidade conduzida pelo Padre Pedro Bernardo Rockenbach e o Pastor Claudinei Stack que refletiram o texto bíblico de Isaías (65, 17-25)”O novo céu e a nova terra”. Trazendo a mensagem para os dias de hoje, o sonho de termos uma sociedade mais justa, fraterna com ecologia e justiça social.
Em seguida, após a abertura, houve a palestra da Nutricionista Regina Silva Miranda que abordou a importância do tema das sementes crioulas para a segurança e soberania alimentar dos povos do mundo inteiro. Segundo ela “somos o que comemos, devemos priorizar os alimentos da época e da região. Ali-mento, é aquele que está próximo e lá-mento é a alimentação que viaja km e mais km, custando ao meio ambiente além de ser cheia de veneno, e que não alimenta”.Ela ainda reforçou a importância dos alimentos ecológicos e que são infinitamente superiores aos alimentos produzidos com agrotóxicos. Lembrou ainda “se vocês estiverem em um lugar para almoçar ou jantar e estão na dúvida do que comer. Feijão e arroz sempre é a melhor escolha, o feijão com arroz é o prato brasileiro e que só faz bem”. “Não mais que 10 empresas no mundo controlam as sementes, os alimentos, produzem venenos que geram doenças e produzem “medicamentos”, é um círculo vicioso ao qual estamos dependentes”. 
O almoço foi a base de “Prato Forte”que é uma comida típica de Vale do Sol que tem como ingredientes galinha caipira e mais de 20 tipos de temperos e legumes. Acompanhado de 1 copo de suco de uva ecológico.
No início da tarde houve apresentações culturais, com espaço aberto para quem quisesse cantar, e foi muito legal as apresentações, com destaque aos Quilombolas de Rincão dos Negros de Rio Pardo que subiram no palco e cantaram uma música. 
PAIs-Produção Agroecológica Integrada e Sustentável foi a experiência da tarde relatada pelos próprios agricultores e agricultoras de Vale do Sol envolvidos no projeto que integra produção ecológica de hortaliças e criação de galinhas caipiras. Esta experiência chamou a atenção do pessoal, pelo sucesso que está fazendo no município, especialmente por ser a experiência que está produzindo a maioria dos alimentos para a merenda escolar do município.
O encontro é de Sementes Crioulas, ou melhor dos agricultores e agricultoras e suas sementes crioulas sendo este o principal destaque do encontro com a presença massiva de agricultores(as). Quem participou do encontro ficou fascinado pela agro-biodiversidade trazida pelos agricultores(as).  Além da troca de sementes crioulas entre os presentes os agricultores puderam comprar sementes uns dos outros colocando em prática um outro tipo de economia, economia local e solidária. Poderíamos dizer Encontro Diocesano de Sementes Crioulas e Feira da Agrobiodiversidade.
“Trago estas sementes de milho que são produzidas há cerca de 120 anos na minha família, a Pastoral da Terra e os agricultores estão de parabéns por organizar encontros como este, que valorizam o agricultor e suas sementes”, dizia um pequeno agricultor de Formosa, município de Vale do Sol.
Com a grande participação e a linda amostra de Biodiversidade ficou provado que o povo quer as sementes crioulas e ao mesmo tempo uma forma de protesto contra as multinacionais que controlam as sementes, contra os transgênicos e contra os agrotóxicos.
O 13ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas vai acontecer em 2013 no município de Cruzeiro do Sul-RS.
Agradecemos aos agricultores e agricultoras presentes, as entidades de apoio e que ajudaram a organizar este encontro.

Oldi Helena Jantsch e Maurício Queiroz
Pela coordenação do encontro e da Comissão Pastoral da Terra Diocese de Santa Cruz do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário