quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CPT - RS realiza etapa de formação em Rio Pardo


Aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de agosto em Rio Pardo, na Casa Jesus Maria José, a 2ªEtapa do Curso de Novos Agentes da Comissão Pastoral da Terra do RS. Ao todo estiveram presentes 28 pessoas de várias regiões do estado. A equipe da CPT Diocesana marcou presença com 9 participantes. O tema foi “Estudo do Campesinato”e teve assessoria do Professor Cesar Goes que é sociólogo e da Antropóloga Tanussa Simas, que fez o estudo antropológico do Quilombo da Quadra de Encruzilhada do Sul.
Um dos dias dedicou-se a estudar as Comunidades Quilombolas, seus costumes, tradições, organização e luta. Além de aprofundar todos os passos e o processo para o reconhecimento de território quilombola. Adair David e Tiago David, lideranças do Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo e participantes da CPT levaram todo o grupo no dia 7 para visitar o Quilombo, certamente um dos pontos mais altos do encontro.
Em nossa Diocese existe 3 Quilombos reconhecidos pelo INCRA, são eles: São Roque de Arroio do Meio, Rincão dos Negros de Rio Pardo e Quilombo da Quadra de Encruzilhada do Sul.
Fonte: CPT Diocese de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário