sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bem Vindos e Bem Vindas à 37ª Romaria da Terra

Inaugurando uma série de postagens sobre a próxima Romaria da Terra, com textos do jornal Voz da Terra, o blog da CPT-RS publicou o convite do Arcebispo Metropolitano, Jaime Spengler, para a 37ª Romaria da Terra. E agora segue a mensagem de Padre Léo Hastenteufel, Vigário Episcopal de Guaíba, dando as boas vindas aos romeiros e romeira que se preparam para a grande celebração do dia 4 de março de 2014.

Com grata satisfação saudamos aos romeiros e romeiras da terra, aos agentes de Pastoral e pessoas de boa vontade deste Rio Grande. Estamos organizando com muita fé a 37ª Romaria da Terra. A Romaria da Terra constitui-se num grande encontro de vida e salvação. Unem-se o céu e a terra. Unem-se o campo e a cidade. A mãe terra se torna o espaço, o palco do Ensino Social da Igreja. No encontro com Jesus Cristo cultivamos a mística do Reino. Olhamos com mais carinho para grupos mais sofridos. Formamos um só povo, o povo trabalhador da roça e o povo trabalhador da cidade. É a produção sadia da terra que nos alimenta e nos sustenta. Aprendemos a amar e a respeitar a mãe terra. Todos nos encontramos com o nosso Deus na defesa da vida, no cultivo saudável da terra. Queremos oferecer e garantir alimentos saudáveis para todos. 
O nosso Vicariato de Guaíba (a caminho de Nova Diocese), pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre, é formado por 21 paróquias, com uma população de 377.000 habitantes. Somos uma grande extensão de terra, cerca de 10.201,593 km. Formamos um povo de origem lusa. São em maioria imigrantes. Temos em nosso Vicariato 18 Assentamentos de colonos (de Reforma Agrária). Vieram e se fixaram em nosso chão entre os anos 1980-1990. São provenientes de diversos recantos do Rio Grande afora. Trazem além dos anseios e esperanças, a experiência de fé vivida e assumida em comunidade. Após um período inicial de maiores dificuldades, vivem agora um bom momento. Temos experiências bem interessantes a contar. A mãe terra produz muita vida e saúde nestes campos. Muito particularmente apresentamos a Agroecologia de Tapes. Uma experiência inédita. Colonos industrializando a própria produção. Colonos oferecendo alimentos saudáveis, sem agrotóxicos de primeira linha. São os jovens se empregando na agroindústria do assentamento. Isto tudo exige muito trabalho e muita organização interna. Com a fé e o espírito cooperativo se consegue muitos e bons resultados. É o que vamos celebrar viver e aprender. Vai ser boa esta Romaria. Venha também participar!   
Pe. Léo Hastenteufel – Vigário Episcopal de Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário