segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Encontro reúne Comunidades Tradicionais em Rio Pardo

Por CPT - Diocese de Santa Cruz do Sul
No último dia 09 de novembro de 2013 aconteceu no Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo-RS o Encontro das Comunidades Tradicionais, organizado pela Comissão Pastoral da Terra, Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul, Quilombo Rincão dos Negros e apoio da Cáritas Regional do Rio Grande do Sul. O encontro reuniu mais de 100 participantes entre indígenas e quilombolas da região central do estado.
A idéia da realização do encontro surgiu quando o líder Quilombola Adair David do Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo, participou do Seminário: Os territórios das Comunidades Tradicionais e o Estado Brasileiro realizado dias 25 a 28/02/2013 em Luziânia-GO. O seminário foi promovido pela Comissão Pastoral da Terra Nacional juntamente com outras organizações. Adair foi o único gaúcho a participar do encontro, e na ocasião representou as comunidades tradicionais de nosso estado e assumiu o compromisso de voltar e organizar este encontro em nosso estado.
Reunir representações das comunidades tradicionais do RS, Quilombolas, Indígenas, Ribeirinhos e Pescadores visando trocar experiências culturais, conhecer melhor a realidade de cada povo e grupo, conhecer a realidade ao nível de Brasil e estado bem como planejar ações conjuntas visando a luta comum foram os objetivos do encontro.
Trocas de experiências e manifestações culturais marcaram o encontro que iniciou com um momento de oração e uma caminhada em volta da histórica igrejinha dos negros, muito significativa para os quilombolas da comunidade, em seguida o espaço foi dedicado para ouvir as realidades dos povos, dificuldades e perspectivas. A parte da tarde foi o momento de refletir sobre a conjuntura estadual e nacional especialmente a questão das demarcações dos territórios quilombolas e indígenas em nosso estado. A grande preocupação manifestada pelos participantes foi a demora nos processos de demarcação dos territórios e reconhecimento de direitos bem como as discriminações e preconceitos de que são vitimas estas populações tradicionais.
A CPT Diocesana está empenhada no acompanhamento direto ao Quilombo auxiliando na luta pelos direitos dos quilombolas, atualmente ajudando a encaminhar os projetos de habitação das famílias.
Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo-RS com 42 famílias associadas na Associação Quilombola Dona Jacinta Souza, o Quilombo São Roque de Arroio do Meio-RS representada pela Associação Quilombola Vovô Teobaldo com 18 famílias participantes e a Aldeia Indígena Foxá de Lajeado-RS de etnia Kaingang, com 32 famílias. O encontro também contou com a presença de 3 lideranças quilombolas de um bairro de Lajeado-RS. Encaminhou-se que em 2014 será realizado um novo encontro no mesmo local, maior e com representação de mais quilombos, tribos indígenas, e também de ribeirinhos e pescadores.
O local onde aconteceu o encontro é muito significativo e por isso o próximo encontro será realizado novamente no Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo-RS. Há uma igreja ao lado da outra, a igreja dos negros e a igreja dos brancos revelando que ali havia por muito tempo o “apartheide”da igreja católica entre tantos outros fatos da história.
“Eu achei bom o encontro, tem que ter muita luta para ter os direitos que a gente quer reconhecidos, e quilombolas e indígenas precisam estar juntos e unidos.” Adair David, Quilombo Rincão dos Negros.
“Pra mim foi uma experiência muito boa. Eu nunca tinha vindo prá cá.Foi bom pra gente conhecer os outros quilombos e nunca esquecer o que aconteceu com nossos antepassados, o que eles sofreram e também para sempre lembrar que nós temos que lutar por nossos direitos”-Marciane da Silva jovem do Quilombo São Roque de Arroio do Meio-RS.
Durante o encontro os participantes aprenderam sobre agroecologia e sementes crioulas e puderam levar para casa um pouco de sementes de milho crioulo, de hortaliças e de adubação verde, além de conhecerem o troféu de 2ºLugar do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade que o Banco de Sementes Crioulas recebeu da Cáritas Brasileira. Houve também o lançamento do livro “Maçambiques Quicumbis e Ensaios de Promessa-Musicalidades Quilombolas do Sul do Brasil”de Luciana Prass da UFRGS, livro que fala do O encontro encerrou com uma motivação de proteção e boa viagem aos participantes feita pelo Kaingang Anderson na língua indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário