quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco

"A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.". Com essas palavras, Sua Santidade, o Papa Francisco, inicia sua primeira Exortação Apostólica de Papa Francisco, com o título de Evangelii Gaudium – “A Alegria do Evangelho”. 
O site Palavra Aberta <palavraaberta.com.br> destaca que "com esta Exortação Apostólica, o Papa Francisco apresenta a maior reforma do Vaticano em meio século, podemos destacar a proposta de descentralização do poder".
Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, em texto no site da CNBB, avalia que a Exortação Apostólica do Papa Francisco "é um presente feito à Igreja no encerramento do Ano da Fé, ao longo do qual ela procurou, em todas as suas comunidades, recobrar o fervor da fé". A exortação fala sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. No texto, Francisco propõe “algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. 
Dividida em cinco capítulos, o texto também recolhe a contribuição dos trabalhos do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano em 2012, com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé".
Clique AQUI para ler a tradução em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário