sábado, 15 de fevereiro de 2014

Os frutos da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul

Hoje no Rio Grande do Sul existem 327 assentamentos da Reforma Agrária distribuídos em 91 municípios e beneficiando 13.535 famílias. O MST organiza a produção dos assentamentos através de um setor estadual que trabalha com três linhas de produção. Arroz ecológico, leite e produção de sementes. Desenvolve a comercialização da produção através de programas governamentais coordenados pela CONAB com o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE- Programa Nacional de Assistência Técnica.
Na cadeia produtiva de sementes são envolvidas diretamente 200 famílias. Através da BIONATUR, localizada em Candiota, produziu na ultima safra em torno de 10 toneladas de sementes de hortaliças, 35 toneladas de forrageiras e iniciou a produção de sementes de  feijão e soja orgânica. 
Já a linha de produção do arroz ecológico envolve 407 famílias organizadas em 28 grupos e 4 cooperativas. Produziram na ultima safra 330 mil sacas de arroz. Esta produção é beneficiada e comercializada através de agroindústrias administradas pelas cooperativas de assentados. 
A atividade leiteira sempre foi valorizada pelos assentados. Em torno de 4.400 famílias produzem e comercializam leite nos assentamentos. Com uma produção estadual estimada em 50 milhões de litros/ano.  Das famílias que produzem leite, cerca de duas mil famílias participam das cooperativas e associações do Movimento que atuam nesta cadeia produtiva. 
A comercialização é outro desafio que os assentados procuram enfrentar organizados. A produção das cadeias produtivas é comercializada, em boa parte, através dos programas governamentais de aquisição de alimentos. O MST comercializa através do PAA: Arroz ecológico, feijão, leite em pó e suco de uva. Além desses produtos, em cada região os assentados comercializam hortaliças, mandioca, batata doce, entre outros. As garantem a compra da produção dos assentados evitando a exploração especulativa a que os camponeses estavam sujeitos. 
Na merenda escolar além do arroz, suco e leite há também a comercialização de pães, cucas, biscoitos e geleias. Envolve 850 famílias que produzem para escolas das regiões metropolitanas, fronteira oeste, central, sul e para outros estados como São Paulo e Distrito Federal. Os assentados ainda a comercializam os produtos de forma direta através das feiras de produtos orgânicos. São 5 feiras em Porto Alegre, 4 em Canoas,2  em Eldorado do Sul, 2 feiras em Nova Santa Rita, 1 em Viamão. Na região sul há feiras em Piratini, Pedras Altas, Livramento e Tupã, entre outras.

Equipe de elaboração do Jornal Voz da Terra, da CPT-RS
Página Romaria da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário