terça-feira, 10 de junho de 2014

Escola de Jovens Rurais realizou etapa de formatura


A Escola de Jovens Rurais-EJR realizou sua etapa de conclusão do curso, com a formatura de 68 jovens vindos dos municípios de: Chuvisca, Amaral Ferrador, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul e Rio Pardo. A etapa aconteceu em Rio Pardo nos dias 30, 31/05 e 01/06/2014 e priorizou o tema “Os Passos para Organização de um Projeto”, além do planejamento e organização, bem como o compromisso de os jovens se manterem articulados e convidarem outros jovens para a nova turma que irá iniciar provavelmente no início de setembro. Ficou bem claro que a formatura não significou o fim, mas o início de uma grande luta e caminhada pela frente.
A Etapa contou com muita animação e a disposição da juventude na luta por um mundo melhor, mas justo e solidário. Os jovens assistiram ao filme “O Veneno Está na Mesa 2” que trás bem forte a realidade dos agrotóxicos no Brasil, os problemas de contaminação a que as pessoas estão expostas, sejam agricultores bem como consumidores, por que ambos são vítimas. Os jovens reforçaram o compromisso com a agroecologia.
O bispo diocesano Dom Canísio Klaus, fez uma visita aos jovens no sábado dia 31 e falou para os jovens das 11h até meio dia. Na sua fala o bispo reforçou o seu apoio a Escola de Jovens Rurais-EJR e repetiu palavras ditas pelo Papa Francisco, “Ide sem medo para servir” além de conversar com a juventude, Dom Canísio deu uma boa dica de como passar o inverno sem gripe, segundo ele 4 ingredientes são fundamentais usar todos os dias, limão, alho, cebola e mel. Abençoou os anéis de Tucum que cada jovem recebeu em sinal de compromisso com a causa da agroecologia, do meio ambiente e também social.
A formatura aconteceu no domingo com uma bonita missa presidida pelo padre Pedro Bernardo Rochenback, padre que há muitos anos é atuante na Comissão Pastoral da Terra e apoiador assíduo da Escola de Jovens Rurais-EJR. Durante a missa os jovens reforçaram o compromisso pelas causas ambientais, pela agroecologia, pelo trabalho em grupo, compromisso social e de continuar sempre na Rede da Escola de Jovens Rurais. Após a cerimônia, não poderia faltar o gostoso almoço servido aos jovens e aos familiares que vieram nesta ocasião tão especial.

“Sempre nos perguntam, muitas vezes agressivamente. Onde estão esses jovens? Dá algum resultado, onde estão os resultados? E nós sempre fizemos questão de responder que sempre vale a pena apostar na juventude! E que os resultados aos poucos vão aparecendo, basta dar chance e apoio aos jovens” – Maurício Queiroz –Téc.Agrícola e um dos coordenadores da EJR.

“68 Jovens realizando formatura na Escola de Jovens Rurais, com muita emoção e muita esperança junto com pais e avós. Fiquei muito, mas muito feliz mesmo com o maravilhoso grupo de jovens”- Oldi H.Jantsch uma das coordenadoras da EJR e coordenadora da Comissão Pastoral da Terra Diocesana.

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar." Eduardo Galeano

Contribuição de Maurício Queiroz - técnico agrícola, agente de pastoral da CPT na Diocese de Santa Cruz do Sul, coordenação da EJR e membro da Coordenação da CPT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário