segunda-feira, 28 de julho de 2014

Por que trabalhar com as Sementes Crioulas?

Por Maurício Queiroz*

Desde que iniciei no trabalho como técnico aqui na Diocese de Santa Cruz do Sul procuramos trabalhar aliando o trabalho técnico e também o trabalho pastoral da Pastoral da Terra. Hoje mais do que nunca estou convencido de que um trabalho somente técnico corre sério risco de não dar muitos frutos, se não tiver uma boa dose de mística e humanismo, que é aproximar as pessoas, trabalhar em grupo e isso conseguimos fazer muito bem. É um trabalho social, técnico, político, ambiental ao mesmo tempo e muito desafiador, com certeza.
O trabalho além de desafiador é amplo e abrangente, trabalhamos com agricultores familiares camponeses, quilombolas, indígenas, assentados, jovens. Mas em destaque está o trabalho com a juventude da roça e com as sementes crioulas.
O trabalho com sementes é algo especial, pois é ai que está as origens da agricultura, do pequeno agricultor e agricultora. Não dá para trabalhar agricultura orgânica ou ecológica sem abordar a temática das sementes crioulas que são a base da origem da nossa comida.
Isso significa mais autonomia, resgate cultural, religioso, místico. O tema das sementes está diretamente ligado ao tema da fome mundial, pois quando algumas multinacionais controlam as sementes nós (toda a sociedade)estamos reféns de um sistema que vai ditar o que devemos comer, determinam os preços, quem come e quem não tem acesso a comida, etc.
A nossa comida sagrada de cada dia, o “pão nosso de cada dia”, está fortemente ameaçado com a redução drástica das sementes crioulas, com a extinção das sementes crioulas está se extinguindo aquele e aquela que são os que produzem a nossa comida, o agricultor e a agricultora, o camponês com toda a sua diversidade no Brasil, na América Latina e no mundo todo.
Mas não está tudo perdido, este ano vamos realizar o 14º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas, que graças a Deus está cada vez mais bonito e diversificado, e tem sido motivador de muitas experiências mundo a fora.
A produção de alimentos depende das Sementes Crioulas, e elas são a base da agroecologia, por isso motivamos comunidades, grupos de agriculores e agricultoras a trabalhar com sementes crioulas e agroecologia, voltando as origens.
BEM VINDOS E BEM VINDAS AO ENCONTRO DE SEMENTES
CRIOULAS!!!!
*Maurício Queiroz - técnico agrícola, agente de pastoral da CPT na Diocese de Santa Cruz do Sul, coordenação da EJR e membro da Coordenação da CPT-RS.
Clique AQUI para ver a programação do 14º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário