quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

"Eu darei esta terra à sua descendência"

por Pe. Nelson Tonello
A Bíblia registra a história do Povo de Deus. Trata-se de uma história feita de sonhos, fé e muito trabalho.

1. Os nossos pais na fé
Entre os personagens mais importantes da Bíblia, está o casal Abraão e Sara, considerados os pais do Povo de Deus. Em todos os tempos este casal foi visto e lembrado de geração em geração, como modelos de fé e de luta. São também nossos pais na fé e deles sempre nos orgulhamos.
Abraão e Sara viviam na Babilônia, uma região muito fértil, considerada pelos historiadores como o berço da civilização. Era, porém, dominada por poucas pessoas. De um lado, havia fartura para os latifundiários, de outro, miséria para os pequenos agricultores. Diante das muitas injustiças e do sofrimento resultante da pobreza, Abraão e Sara decidiram migrar em busca de um espaço onde pudessem viver com dignidade e usufruir de liberdade. O sonho maior era encontrar terra produtiva para se estabelecer com a família.
De fato, depois de muito peregrinar, encontraram um lugar que lhes prometia uma vida digna: matas, campos e águas abundantes. Sobretudo, encontraram a liberdade que buscavam. Era tudo o que queriam! Na sua fé, Abraão e Sara tinham a certeza de que Deus os conduzira até aí e lhes dava essa terra, como ficou anotado no livro de Gênesis (Gn 12,7).

2. Os nossos antepassados
Os nossos antepassados também trilharam caminhos semelhantes. Ao deixar para trás a pátria de origem meteram os pés na água e atravessaram o terrível mar. Na alma e no coração carregavam o sonho de serem proprietários de um pedaço de terra. Esse sonho era mais forte do que as incertezas e  o medo do desconhecido. Enraizados na fé e na família acreditaram no trabalho. Assim os muitos obstáculos foram superados e da terra generosa extraíram o pão de cada dia. Foi bom demais!

3. Herdeiros com muita honra
Hoje, aqui estamos. Herdamos a cultura, a fé e a luta. Herdamos também a terra como “um tesouro em vaso de barro”, como sempre lembrava São Paulo. Daí a missão de cuidar da terra, como cuidamos de uma mãe. Do seu ventre brota a água, o alimento e tudo o que necessitamos para bem viver. Como seres humanos, não devemos esquecer que a palavra humano vem de “húmus”, isto é, terra. Temos por isso consciência de que fomos feitos do barro, conforme lemos em Gênesis 2,7. É por isso que a terra está grudada nos pés e na alma, de tal maneira que é impossível viver sem ela.

4. A agricultura familiar
Os pequenos agricultores do Rio Grande do Sul produzem quase a totalidade dos alimentos consumidos por todos, enquanto os grandes produtores plantam para a exportação. Sobre a mesa de pobres e de ricos vai o alimento produzido nas pequenas propriedades familiares. Mais uma vez podemos dizer que os ricos dependem do trabalho dos pobres...

5. Perigos à vista
Quando um pequeno agricultor decide trocar a roça pela cidade deve pensar muito e fazer bem as contas. Ao se mudar para a cidade, geralmente perde três coisas: a liberdade de decidir, a comunidade para conviver e a fartura da mesa... Sobretudo, nada substitui o prazer de administrar a propriedade que os seus pais construíram com tanta garra. É preciso também avaliar as ilusões do encanto prometido ou imaginado. Na cidade, a vida perde qualidade e a família fica mais exposta. Sobretudo, os jovens são vítimas de muitas tentações e perigos. Concorda?

Questões para debate:
1) Ler o texto de Gn 12,1-9.
2) Que compromisso a Palavra de Deus nos leva a assumir em relação ao uso da terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário