sábado, 25 de julho de 2015

É tempo de Acordar, levantar e caminhar!!!

“Erga a cabeça colono, vá em frente por que força não te falta”

O que podemos dizer agora mais do que nunca é, erga a cabeça colona e colono, se organizem e vão à luta, por que força não lhes falta. Certamente a maioria dos camponeses e camponesas estão como juntas de bois mansos pois não sabem a força que têm. O objetivo da conversa é provar que quando cruzamos os braços e não fazemos nada as coisas cada vez mais vão piorando.
É fácil “bater no governo” dizer que está mal, que o produto não tem preço, e assim tantas outras reclamações e com razão. Mas a pergunta é? O que estamos fazendo para mudar isso? Estamos em nossas casas como bois mansos e aceitando a “canga que nos põe no pescoço”? Ou estamos reagindo?
Quando falamos em luta nos referimos à luta não apenas a luta individual, mas a luta em defesa da causa comum, o direito de todas e todos os camponeses deste país. Não podemos pensar apenas na minha ou no meu. Há uma luta muito maior que é por sobrevivência, onde todos se salvam ou todos morrem. Esta realidade nos exige sair da mansidão e do comodismo e enfrentar os problemas. Fazer como diz um Frei Franciscano amigo e apoiador da causa, “os problemas só se resolvem se a gente enfrenta de frente e não corta voltas ou foge deles”.
Jamais posso me contentar e ficar tranqüilo quando eu e minha família temos tudo o que precisamos. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra dão um exemplo de solidariedade na luta do dia a dia, as famílias assentadas não param de lutar, pelo contrário se motivam mais, pois enquanto há famílias que não tem terra eles e elas caminham juntos para que estas famílias também tenham aquilo que nós já conquistamos.
Perdemos quase tudo: a nossa terra está cada vez menor, nossas sementes as multinacionais levaram, nossa saúde está se indo com os venenos e transgênicos, nosso conhecimento está cada vez menor, nossas águas o “deserto verde” dos eucaliptos está sugando, nossa dignidade também está indo...Opa!É tempo de acordar, abrir os olhos e recuperar o tempo perdido. Já dormimos na palha demais! 
Acordar, levantar e caminhar!
É com alegria que mais uma vez a Comissão Pastoral da Terra convoca camponesas e componeses de todo o Brasil a sair de casa, reagirem a violência e a opressão impostos pelo modelo de morte do “capetalismo”.
Por fim, é preciso termos clareza de que os motivos que nos unem devem ser e são infinitamente maior do que as “picuinhas” ou fofoquinhas que nos separam. Quando encaramos deste jeito fica mais fácil lutar e viver neste mundo.
Façamos do mês de julho o tempo de “ACORDAR, LEVANTAR E CAMINHAR”!!!

Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul 
CPT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário